O Marketing Jurídico é considerado a técnica ideal para fortalecer a imagem dos advogados e da banca no meio digital sem ferir o código de ética da profissão.
Relativamente recente na realidade da advocacia, vem ganhando cada vez mais espaço devido aos resultados conquistados por bancas dos mais variados portes.
Ao implementar estratégias de Marketing Jurídico na rotina do escritório, é possível conquistar um diferencial competitivo frente à concorrência.
Para abordar o tema de forma mais aprofundada, apresentamos o case do escritório Lopes & Philippi de Florianópolis (SC), que passou a utilizar efetivamente o Marketing Jurídico no planejamento do escritório em 2016 e já obteve resultados satisfatórios.
O advogado José Vitor Lopes e Silva especialista em Direito Digital e sócio do escritório, explica que a adoção da estratégia na rotina da banca proporcionou resultados financeiros positivos com o fechamento de contrato com novos clientes.
O escritório se dedica exclusivamente às seguintes especialidades: Direito Digital, Contratos, Direito Empresarial e Tributário. José Vitor esclarece que a banca atende a públicos específicos, entre eles agências digitais e influenciadores e empresas de tecnologia.
Dessa forma, ao realizar um planejamento adequado de Marketing Jurídico, o escritório conseguiu implementar de forma mais estratégica ações específicas de Marketing Digital.
A partir dessa iniciativa, foi possível desenvolver conteúdos específicos sobre suas áreas de atuação para publicar na web.
A banca se tornou referência na solução de problemas para seu público-alvo, e está sendo localizada mais facilmente por possíveis clientes ao pesquisarem na internet pelos temas que o escritório aborda.
Com a popularização das novas tecnologias, não somente a prestação do serviço jurídico foi impactada, mas as relações entre clientes e profissionais mudaram drasticamente.
Nesse sentido, o advogado tem papel fundamental para divulgação dos serviços prestados pelo escritório de forma ética por meio das ações de Marketing Jurídico.
Esse entendimento inicial é necessário para que a banca comece a promover estratégias de Marketing Digital Jurídico para estreitar o relacionamento com seus clientes e prospects.
Para José Vitor, criar autoridade na internet, a partir da produção de conteúdo relevante e informativo e ampliar o relacionamento com o cliente é fundamental para destacar o escritório no meio digital.
A longo prazo essa iniciativa irá trazer resultados significativos à produtividade dos profissionais, que poderão focar no exercício da profissão e investir menos tempo para aquisição de clientes.
“Um software de gestão é ferramenta ideal para ajudar o advogado a dar conta do volume de trabalho para manter o cliente constantemente atualizado com relação à prestação de serviço, garantindo uma atuação ativa dos profissionais e promovendo um feedback mais rápido com relação às atividades desenvolvidas.
Isso também facilita a rotina dos profissionais, que podem se dedicar à produção de conteúdo para manter seu público atualizado sobre as questões da área de atuação do escritório”, explica José Vitor.
Ao criar autoridade sobre a sua área de atuação na internet, o escritório passa maior confiança aos clientes atuais e potenciais.
Para isso, os gestores precisam ter uma melhor definição sobre quem é o seu público-alvo, assim como mapear o cliente ideal do escritório de advocacia e quais canais usar para se comunicar com ele.
Ainda de acordo com Vitor, as ações de Marketing Jurídico devem ser mensuradas para que a banca consiga determinar o custo de aquisição de clientes.
Isso porque, os profissionais devem investir tempo para adquirir competências além das disciplinas jurídicas convencionais e incluir nas atividades do escritório um período para produção de conteúdo e relacionamento com os clientes.
A própria exigência de um planejamento de marketing tornou imprescindível essa atuação do escritório Lopes & Philippi.
Apesar de o escritório ter incorporado ações de Marketing Jurídico recentemente, Vitor comenta que desde 2009 participa de fóruns de discussões sobre o tema e tem percebido a importância de utilizar a prática na atividade advocatícia.
“Primeiramente o advogado deve mudar seu pensamento, ele não deve pensar quanto vai ganhar com determinada ação, mas sim como o cliente pode ter benefícios com seus serviços.
Assim o escritório passa a criar um relacionamento a longo prazo com eles.
É importante destacar que para fazer Marketing Jurídico o profissional deve ter em mente que não está escrevendo para outros advogados, mas para seus potenciais contratantes, propondo soluções para resolver problemas que eles tenham”, alerta.
Vitor afirma ainda que o advogado que começa a trabalhar com Marketing Jurídico no dia a dia da banca não deve se limitar a divulgar seu conhecimento em determinadas áreas de atuação, mas mostrar como o escritório pode prestar um serviço mais ágil, demonstrando conhecimento das novas tecnologias para resolução de problemas de seus clientes.
Dicas para implementar o Marketing Jurídico na rotina do seu escritório:
– Estude o básico do código de ética da profissão antes de criar estratégias Marketing Jurídico do escritório, pois há limitações com relação à atuação dos profissionais nos meios digitais;
– Tenha um site do escritório com informações atualizadas, reforçando a missão, visão e valores da banca;
– Estabeleça uma presença ativa nos mais variados canais digitais;
– Crie conteúdos agradáveis e interessantes para o seu público-alvo;
– Busque por referências fora da sua área de atuação;
– Não copie fórmulas de escritórios bem sucedidos, conquiste seu próprio diferencial;
– Compreenda seu público-alvo e como ele quer ser abordado;
– Promova uma comunicação objetiva com seu público, evitando o “juridiquês”;
– Não tenha receio de compartilhar conhecimento e divulgue informações relevantes com seu público;
Ao investir em ações de Marketing Jurídico, o escritório consegue agregar valor à sua marca. Em um mercado com mais de 1 milhão de advogados alcançar um diferencial inovador é essencial para conquistar clientes e se manter competitivo.
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